sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Depp's Brown cliche Eyes


O gostoso do Johnny Depp disse em meio a uma frase num filme, interpretando o jornalista gonzo Raoul Duke: “(...) e com olhos de quem quer ver, podemos enxergar a marca da água, local onde a onda finalmente quebrou e recuou”. Parei pra pensar nisso, ao mesmo tempo em que lamentava o quanto conseguiram deixar o Depp feio naquele filme (se é que isso é possível).

Muito me atrai essa coisa de olhos, mesmo admitindo o clichê. Quem nunca ouviu uma música ou filme que tenha um “open your eyes” ou “close your eyes”?... O fato é que o universo do olhar está sempre associado com a sinceridade e com a veracidade. Feche os olhos, reflita, pense sobre sua vida, sobre o que está fazendo dela. Abra-os, aja, veja o mundo em volta e faça questão de não ser hipócrita: “Só vê aquele que realmente quer enxergar”. Clichê, sim, mas inteiramente verdade.

Aliás, clichê é também uma forma de ver as coisas... Geralmente vem acompanhado de uma carga de desaprovação: “Ah não, essa frase aí todo mundo diz, como você soa clichê!” Ou: “Não uso tênis Nike porque, apesar de aparentar ser confortável, acho feio e é tão ‘todo mundo tem’... Ou então: “Che Guevara pode até ter tido seu valor como revolucionário, mas tem coisa mais podre do que usar a estampa da cara dele em camiseta?”

Admito... o clichê me deixa má impressão. O que se destaca e se diferencia da massa é sempre mais atrativo aos olhos. E Nelson Rodrigues não me deixa sozinha nessa: “toda unanimidade é burra”. De fato a unanimidade costuma ser. Mas esse 'toda' sempre me deixa em dúvida, porque nem toda vez eu discordo da unanimidade. Sempre há algo que no fim das contas, mesmo sendo preferência da maioria, acaba estando entre meus favoritos também. Afinal o Depp no tal filme – pra quem não sabe, Fear and Loathing in Las Vegas, em inglês, porque título em português é clichê (hiuahuia) - mesmo careca e todo esculhambado, continua sendo bem pegável. Mas unicamente porque “ele é o Johnny Depp!!!” Enfim, não conheço mulher que não pegaria esse 'pedaço de mau caminho'...
É, colegas. Tem coisas que são inevitavelmente clichês.

Mariana S.

2 comentários:

Rodrigo disse...

se toda unanimidade é burra, esta é uma frase unânime?

neste site: www.fleshmap.com/listen/music.html, eles analisam 10,000 músicas dos EUA, e anotaram quais as partes do corpo mais citadas na música. Em 90% dos estilos musicais, os olhos são os mais citados...

e sobre o Johnny Depp, bem, o Johnny Depp...

Unknown disse...

Pior que esse tipo de clichê é inevitável hein? Nunca conheci mulher alguma que não morra de amores pelo Johnny Depp... Mentira! Conheci sim, mas eram criaturinhas do interior que no máximo assistiam às novelas da globo.

E sabe um clichê que nunca sái de moda e que independente da massificação não perde a qualidade? HARRY POTTER! Isso mesmo!! Eu demorei um monte pra começar a ler justamente por conta dessa popularidade toda, tinha zilhões de preconceitos e quando finalmente decidi abrir as páginas do primeiro livro com o nariz ainda meio torto... Vi o quão enganado eu estava, a parada é realmente boa! Tanto que não conseguia mais parar de ler, e o último livro eu lembro como se fosse hoje... assim que saiu na internet a versão original em inglês eu não perdi tempo, fiz uma gambiarra pra funcionar como e-book no meu celular e ficava lendo compulsivamente no meu caminho para o cursinho e em qualquer outra hora que eu pudesse me desconcentrar do mundo. AHUIahiuHIUAhiuaha

ps. meu doritos favorito é o AZUL, que deixou de ser comercializado.(e o que isso tem a ver? ahh só quis mostrar que eu vou contra o clichê de ter o doritos vermelho como preferido... ":P)