terça-feira, 7 de outubro de 2008

Minha infância foi a melhor!

Hoje estava lembrando de tudo que marcou minha infância, das brincadeiras, dos amigos. Que época boa!

Dos desenhos, gostava mais de Dragon Ball Z, Timão e Pumba, Ursinhos Carinhosos, 101 Dálmatas, Coragem o cão Covarde, Os Anjiinhos, Marsupilami e aquele do Pateta e Max, a dupla que é demais. Tinha assinatura dos gibis do Chico Bento e ganhava gibis dos primos. Jogava Nintendo e Play Station 1: Crash Bandicoot (viciada), Tony Hawk, Super Mario, Sonic, Street Fighter, Tarzan, Fifa 98 (adorava a musica do ‘I-hul, sai daqui não volta mais, I-hul!!’ – que muito tempo depois fui saber que era “Song 2” do Blur...). Colecionava Tazos (!), pulava elástico. Saía correndo da aula às 17h30min pra assistir TV Cruj e depois as Chiquititas. Adorava Meu Pé de Laranja Lima e Castelo Rá tim bum. E sim, no auge do É o Tchan eu achava o máximo dançar as músicas, apesar de sempre ter achado a Carla Perez uma retardada mental por causa do i de iscola.
Peguei os Teletubbies numa época em que era maiorzinha, por isso achava tudo muito tosco pra minha idade. E pensava: ‘mas que porcaria é essa?!’.

Eu não era muito chegada em barbies... Mas no quarto era tudo rosa, afinal as mães decidiam tudo que iríamos vestir e a decoração do quarto idem. Eu queria fazer Karatê, tal qual meus irmãos, aí minha mãe me pôs no Ballet (aiheiauha).

A gente tinha um Clubinho, tinha carteirinha e tudo. Toda a gurizada da vizinhança era membro. E fazia peças de teatrinho sobre o nascimento de Jesus pra apresentar pros adultos na Novena de Natal...

Das apresentadoras infantis, eu gostava mais da Eliana do que da Xuxa. Sempre achei a Xuxa meio chata. Mas preferia a Eliana no tempo do Melokoton, e achava o máximo as experiências do programa. “Tesoura seeeem poonnta!”.
Gostava também do Passa ou Repassa, que foi minha inspiração pro concurso do Torta na Cara entre a turma do Clubinho (o Clubinho também foi inspirado no filme dos Batutinhas, que eu assisti umas 10 vezes).

Os Mamonas Assassinas também marcaram minha infância. Era incrível como todas as crianças amavam e sabiam de cor todas as letras, mesmo sem entender boa parte do que elas significavam! Eu me lembro do dia em que perguntei pra minha mãe, no auge dos meus 6~7 anos de idade, por que é que eles cantavam “comer tatu é bom, que pena que dá dor nas costas”. Ficava imaginando as várias conotações de comer tatu, o Dinho tirando um tatuzão do nariz e comendo, porém não entendia como esse simples ato poderia dar dor nas costas... Ou então um tatu sendo assado no forno com uma maçã na boca... mas a dor nas costas continuava sem sentido. Me lembro da olhada de canto que ela deu pro meu pai e da risada que os dois deram. “Comer tatu minha filha, comer tatu” disse ela. E eu continuei no vácuo.

Algum tempo depois, quando as crianças adquirem malícia (por influência dos primos mais velhos ou amiguinhos adiantados) descobri o que significava ‘comer’. Ficou tudo muito claro: “Porque o bicho é baixinho, e é por isso que eu prefiro as cabritas”. E me senti super inocente.

Tinha quadrinho de giz e brincava de forca. Jogava Banco Imobiliário e Jogo da Vida à exaustão! Adorava brincar de Stop (uhhh iiistóóóóp). Eu tinha até uma lista de coisas com as letras mais pedidas, pra escrever mais rápido na hora da brincadeira e ver os adversários se ralando. (Nome: Mariana; Carro: Monza; Cidade: Manaus; Animal: Macaco; Cor: Marrom; Fruta: Manga).

Pulava corda! (“Com quem você pretende se casar, loiro, moreno, careca, cabeludo...”; “Dona Caxeta, coluna recheada, come piolho com água e salada...”).
E nas festinhas de aniversário adorava sacanear os amigos puxando o “com quem será que a fulana vai se casar”, só pra ver os risinhos gerais e a aniversariante morrendo de vergonha do pai, da mãe e da vó saberem quem era seu ‘ficante’.

Embora seja de praxe se apaixonar pelo professor, eu nunca tive dessas... Gostava secretamente do Pablo. Ahh o Pablo... os olhinhos brilhavam. Acho que todas já gostaram do Pablo um dia.

Saudade de ir pro sítio brincar na terra e ficar observando a trilha das formigas cortadeiras. De comer bergamota debaixo do pé. De fazer parte das coreografias de dança pras festas juninas na escola. De dizer pras melhores amigas: ‘não sou mais tua amiga’ e dois dias depois pular elástico com elas e voltar tudo ao normal. De jogar Nilco e Caçador na educação física. De posar (dormir) na casa da Bruna e da Steffi e na casa das primas Lilian e Susu. Das feiras de ciências, dos recitais de textos e poesias e das peças de teatro infantil. Das piscinas de 1000 litros e de ir na casa do Carlinhos brincar e jogar Nintendo. E de armar confusão com os irmãos mais novos Cícero - o Destruidor do Futuro e Marcelinho - o Alemão Batata.

Enfim... Senti, ao lembrar de tudo, que tô ficando velha (eu fiz curso de datilografia!), quando vejo essa criançada de hoje em dia literalmente não fazendo nada do que eu fazia. E acho um absurdo essa falta de convivência na rua com os amiguinhos, da coisa do pé descalço e do brincar no barro. Tá certo que fui criada em cidade de interior, mas mesmo assim...

Por isso, Pais... Deixem seus filhos detonarem os brinquedos! Brincarem com os vizinhos de pega-pega e esconde-esconde, sujarem a roupa! (Omo não resolve?) Deixem-nos falar besteira e comprem-lhes gibis. Não os repreendam se eles rasgarem os gibis depois ou riscarem a cara das bonecas com caneta bic. Levem-nos para os parques, façam pic-nic com eles. Não os ensinem a usar MSN com 8 anos de idade, restrinjam o computador! Incentivem a criatividade. Salvem a infância de seus filhos!!!

.

Texto dedicado ao Diego, ao Gabriel, ao Nick, à Marina, Giordano, Lílian, Dírion, Karina, Marlon, Cícero, Marcelo, Fátima, Carlinhos, Júlia, Bruna, Mateus, Dani, Fernanda, Kelly, Lilian B., Suélen, Bruno, Letícia, Luquinhas, Gustavo, Tio Quico, Nati, Tiago (os vizinhos/ amiguinhos/ primos/ irmãos/ membros do clubinho e mini-atores das peças de teatrinho), Bruna, Denise, Camila, Steffi, Dalton, João Carlos, Henrique, Biga, Andressa, Maurício, Naidi, Maiara, Vanessa, Carla, Ana Carla, Jéssica (os amigos da escola), Rosane, Heleninha, Ozana, Sueli, Terezinha, Marilei, Tia Enelói, Fabi, Joelma, as Roselis, Fátima, Ivânia, Mari (as professoras), Seu Ermes e Dona Maria do Carmo (pai e mãe).

5 comentários:

Lucas disse...

Maravilhoso Mare!

Fiz uma viagem contigo no teu texto por algumas vivências parecidas, e dei muita risada em outras que tu sabe por quê huahuahuahuauhahaa, mas tudo bem diferenças de anos..hahaha mas gostei de quase um todo, com a exceção de tu falar que tá ficando velha!


Isso me fez pensar que estou velho também mas percebi também que já tinha pensando nisso esses dias em alguns dias que penso que tenho que dar um rumo pra vida de verdade e acabou a 'brincadeira' e a segurança não é mais a mesma, como seria no Mário, vou subir de fase, aí todas esses pensamentos são arquivados e tu fica na memória de um 'momento' especial e relembralos...é tão simples e tão bom, que tu chega a ficar olhando pro nada parece que procurando a tela da tv passando todas as partes dessa história de vida que tu viveu e olha admirado com brilho nos olhos, e sente pena das crianças de hoje em dia tão pobres de infância, mas tenho certeza que meus filhos não serão absolutamente!!!

Grandes palavras, grande lembrança, grande companhia, grande conversa, grande gosto...de uma pequena garota mas grande mulher, especial!

Beijos Mare

Unknown disse...

Mariana!
Que massa esse teu texto, bem como todos os outros, você escreve muito bem.
Vejo que as brincadeiras de Dois Vizinhos eram as mesmas de Bituruna!
Vontade de jogar Crash Bandicot agora.

To com saudades, vem pra ilha qualquer hora dessas, você sabe que tem pouso (lugar pra dormir :p) aqui.

Beijos.

Unknown disse...

Puxa, porque mulheres assim não aparecem pra mim?

Unknown disse...

Beleza hein? E esqueceu totalmente de mencionar sobre OS PEQUENINOS... Mas tudo bem, eu deixo passar... ":P

só que a minha infância foi melhor, hein? hehehehe
mas isso é assunto para se debater numa mesa de bar! ":D

Unknown disse...

Uaal me senti com 10 anos, foi muito bom , mas fica a dica pra continuar vivendo esta infância maravilhosa, seja chefe ou ponham seus filhos no escoteiro é tudo isso e mais um pouco, vivo isso todo fim de semana e nas férias fico louca pra volta das atividades é tudo de bom Sempre Alerta.