quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Errorex vai bombar!

Embora esse assunto vire um saco por causa da multidão que vai dar pitaco sobre isso nos próximos meses, tenho - TENHO - que deixar minha opinião.
Achei uma merda completa essa mudança na ortografia da língua portuguesa.

Por exemplo, em palavras como idéia, sabe? Que o Word não me deixa escrever certo. Aí tu volta e corrige: Ideia, assim. Quem é o indivíduo que não vai se esquecer da nova regra e botar o acentão lá no E? Todo mundo! Errorex vai bombar!
Mas teve algo que me deixou indignada. (Indiguinada? Será que mudaram essa também?) A trema. Eles cortaram a trema gente! Lingüiça agora virou Lingüiça. Digo, Linguiça, porra Word!
Imaginei chegando no açougue do mercado e “me dá aí um quilo de linguiça.”
Sim porque as crianças de 7 anos que foram alfabetizadas até agora, devem ter aprendido que lingüiça tem trema, e pior, aquelas que fazem cursinho de informática devem ter aprendido que não precisa por a trema em lingüiça, mas só porque o Santo Word faz sozinho.

Isto é: CAOS!!! Teremos que re-alfabetizar as crianças! A cabeça delas vai dar um nó! (realfabetizar? Real-fabetizar? Oh my god, o que eu faço com esse hífen?). Teremos que nos realfab-etizar. Ensinar os priminhos mais novos de que apenas se escreve Tranquilo, mas se lê trancu-ílo, lingu-íça. Teremos que readaptar o Word!

E teremos que - o pior pra ala defensora das teorias da conspiração – comprar novos dicionários! Lógico! Pura jogada comercial das editoras, aqueles capitalistas filhos duma puta!
Ah meu Deus! Não acredito. Claro! Agora ficou tudo muito claro! Foi golpe das editoras junto com os fabricantes de Errorex!
É o fim da picada. Só podia ser no Brasil mesmo. Vou me mudar pra Argentina.

5 comentários:

Anônimo disse...

Baita bobagem teu texto. Finalmente a língua portuguesa escrita é uma só, e não 500 dialetos diferentes.

mariana s. disse...

Primeiro, creio que nos 500 dialetos diferentes, idéia tem acento. (assim como outras palavras que mudaram).

Segundo, dialetos fazem parte da cultura, são a cultura.
Não que eu nao seja a favor da mudança. Pelo contrário, aprovo, desde que não tenha mais propósito do que utilidade.

Terceiro, a língua escrita pode até mudar, mas qualquer idiota sabe que a falada vai permanecer a mesma - até que uma mudança natural aconteça.

Quarto, como satirizei no texto, unificar a língua tem um propósito tão ridículo quanto ser golpe dos fabricantes de Errorex.
Enfim, pensei que nao precisasse explicar isso.

Unknown disse...

Quinto, eu me nego a escrever lingú-íça! e que se fodam as pessoas responsáveis pela formalidade da língua(que pra mim vai continuar com o acento porque o acento pra mim me lembra azedo, e eu quero continuar sentindo azedo em minha língua, ok?!)

Sexto, deveriam mudar as palavras que rebuscam os textos econômicos e políticos... Existem palavras que não seguem a lógica cabalística da bruxa do chapolim colorado! ":P

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

isso aqui é bem idiota, mas não deixa de ser informação... ":P

As 10 Mudanças óbvias E Essenciais Na Ortografia Da Língua Portuguesa Que Foram Deixadas Para Mais Tarde Porque Podiam Ofender Grupos Mais Sensíveis:
1. Nomes de países subdesenvolvidos ou sem prova cabal de sua existência perdem a inicial maiúscula. Ex: sudão, bulgária.

2. Nomes de pessoas classificadas no último censo na classe AA passam a ser antecedidos por "Dr." antes do nome. Ex: Dr. Lula.

3. Nomes de atletas profissionais de futebol ganham diminutivo. Ex: Tonhãozinho.

Parágrafo único: as regras 2 e 3 são cumulativas. Ex: Dr. Kakazinho.

4. Cedilha como última letra de uma palavra passa a englobar também o "A" com til e o "O". Ex: coraç, eleiç, eles ç gays.

5. Nomes de doenças e de doentes passam a ser antecedidos e sucedidos por dois espaços para evitar o contágio. Ex: Esse tuberculoso que se dane.

6. Todas as raças são substituídas por duas únicas, iniciadas por maiúscula: Negão e Burguês Fedido.

7. Todas as religiões são substituídas por duas únicas, iniciadas por maiúscula: Fiéis e Infiéis.

8. O uso do "H" maiúsculo fica exclusivo para os jogos de rugby.

9. A palavra "questão" passa a ser grafada "quextão" para que o ditado popular faça sentido. Ex: Eis o xis da quextão.

10. Toda representação gráfica de emoção ou sentimento deve obrigatoriamente conter nariz. Ex: :c)