segunda-feira, 16 de março de 2009

The Greatest Hits

Andei dizendo por aí que os clichês não me soam bem. Mas dessa eu preciso me retificar: esqueci dos Greatest Hits!
Sim! Os the very best of. São os top que todo mundo conhece. O senso comum da música.
Mas... quem se importa? Ninguém tem a cara de pau de negar que sejam as melhores!

Observe, todavia, que por certo não me refiro aos Greatest de seres nebulosos do tipo Angélica e sua lastimável Vou de Táxi - de modo que se torna desnecessário citar semelhantes.

E bem, ninguém pode dizer que nunca baixou logo os Greatest Hits pra “ver qualé que é a dessa banda aí”.
As the very best são aquelas que servem pra vender o peixe mesmo. Embora tenha algumas que o venderiam bem melhor se não esquecessem de incluir umas top - do tipo Dogs nos Best do Pink Floyd, por exemplo.

Por outro lado, também acho que seja difícil eleger melhores coisas quando se estabelece um número limitado pra elas:
Pensa aí nos 5 melhores prazeres da vida. “Ah, mas são tantos! Posso eleger mais?”
Então me diz aí os 5 melhores álbuns de todos os tempos.
Nada fácil escolher, não?...

Na verdade, o melhor dessa história toda é que podemos chamar os Greatest-Clichê-Hits por outro nome: o primo mais requintado do clichê. O Senhor Clássico!
Ah, esse sim tem um quê de peculiaridade. Todo mundo acaba sendo fiel aos classicões, às velharias; e os melhores Hits de todos os tempos nada mais são do que adoráveis clássicos - assim como disco de vinil na vitrola, Scotch Whisky 12 Anos e máquina de escrever.

MS

5 comentários:

Unknown disse...

sinceramente, eu não consigo fazer listinhas resumidas das melhores coisas... ãh-ãh! não mesmo!
E se for falar em filmes, então... Melhor nem começar!
Mas no caso de Pink Floyd, por exemplo, minha preferência é bem pop: Wish you were here!
"=}

Unknown disse...

um dia eu tento fazer uma listinha...

manuelcliche disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
manuelcliche disse...

Como falei ou queria falar antes,
ditracao minha

Café no bar tb é um hit, um clássico!

e longe foste tb

ou acha q deixei passar a parte da vitrola ou da bebida?

Me parece mto mais do que posso explicar neste momento, minha cara

=]

Jean disse...

Tem uma linhazinha tênue que separa o clichê do clássico. E no caso do pink floyd, fazer um greatest hist é praticamente eleger os melhores prazeres da vida. Uma tarefa um tanto quanto difícil =D. Eu colocaria dogs e mais umas lado b tipo a pillow of winds. Meu greatest hits do pinkf floyd seria bem razoavelmente grande hehueh.

Eu mesmo já baixei coletânea pra ver qual é, e continuo escutando a coletânea até hoje heuheu. Em outros casos virei fan.
É sempre legal dar uma olhada num "the best of" pra ver o que tem de bom lá. Quando é um best of bem feito.